A Academia Jovem Concertante é a primeira orquestra itinerante do Brasil.

 

A Academia Jovem Concertante foi criada em 2012 pela pianista Simone Leitão como uma resposta à necessidade brasileira de uma orquestra que chegasse a regiões do Brasil ainda carentes da experiência com um repertório sinfônico, ao mesmo tempo que fosse um retrato da criatividade e diversidade dos jovens músicos brasileiros.

As inscrições para fazer parte da orquestra são feitas online e abertas para todo o país ao longo do ano. Jovens músicos de todas as partes inscrevem-se para ter uma chance de participar de prática musical sob a orientação do violinista e maestro Daniel Guedes e Simone Leitão. Após duas semanas de treinamento intenso, começa a turnê de apresentações.

Em três anos, a orquestra rapidamente se tornou uma das instituições mais importante no que se refere a orquestras da juventude. Ela foi aclamada por críticos e organizações do ramo da cultura por seu jeito moderno e inovador de tornar a música clássica mais popular, elevando a prática musical para um novo patamar entre músicos de 16 a 28 anos de idade.

 
Simone Leitão Direção Artística

Simone Leitão Direção Artística

Daniel Guedes Regência

Daniel Guedes Regência